sábado, 19 de novembro de 2011

Força na fraqueza


Hoje nos deparamos com um grande paradoxo, fraqueza e força. Ninguém quer ou gostaria de ser fraco, pois o conceito de fraqueza está ligado à derrota, desânimo, desistência. Mas Paulo termina dizendo que “sentia prazer nas fraquezas”.O que faz uma pessoa em sã consciência sentir prazer nas fraquezas? Enquanto o mundo valoriza a força, (da mídia, política, do dinheiro…), Paulo descobre uma força maior que tudo isto; ele descobriu força na fraqueza.
Paulo era um Judeu da tribo de Benjamim, da seita dos fariseus, perseguidor dos cristãos, até sua conversão (Atos 9: 4). Em sua época, o governador era Nero; e, ser cristão era crime, digno de morte. Paulo teve profundas experiências com Deus, e bem poderia gabar-se disto, visto que sua conversão foi diferente de todas as outras (At 9), e com revelações do Senhor em extremo grandiosas (2ª Coríntios 12: 1-6). Para que Paulo não se ensoberbecesse ele disse: “foi-me posto um espinho na carne”. Entre estudiosos surgiram três interpretações sobre este “espinho na carne”: 1- uma doença. 2- Algum tipo de tentação. 3- Perseguições e oposições do inimigo; esta última sendo a mais aceita. O fato é que Paulo tinha este espinho na carne que o fazia lembrar-se de sua fraqueza. Paulo, o homem que teve uma conversão tremenda; Paulo que teve revelações e visões grandiosas, agora lutava com o que ele chamou de “espinho da carne”, ou ainda, “mensageiro de satanás”. A Bíblia diz que Paulo orou pedindo que o Senhor afastasse este “espinho” dele; e mais, que ele orou por três vezes. O espinho (inimigo), a carne (seu corpo), esbofeteava-o evitando que ele viesse a ostentar um orgulho pessoal, por tamanhas revelações. Nós sabemos que o orgulho ou soberba precedem a ruína (Pv 16: 18). A resposta de Deus a Paulo no verso 9 deve ser uma revelação (Rhema) de Deus para nós. Deus fala de poder na fraqueza, ou “força na fraqueza”. Deus falou a Paulo, e a nós: “A Minha GRAÇA te basta”, ou poderíamos dizer: “A Minha GRAÇA é o bastante (o suficiente) pra você”. Quando Paulo ouviu isto, e que o poder de Cristo é aperfeiçoado em nossas fraquezas, ele da um salto de alegria e diz: “De boa vontade me gloriarei nas fraquezas”… (força na fraqueza). Paulo termina com uma frase que deve nos ensinar muito; ele diz: “… quando sou fraco, então, é que sou forte” v. 10. É como se ele estivesse dizendo assim: quando perco todas as minhas forças, então a força de Cristo é que age em mim… Glórias a Deus!

Conclusão: Quantos de nós entenderíamos assim um “espinho na carne”? Quantos agiriam assim, e se gloriariam nas lutas?… Será que você está enfrentando um problema em seu casamento, em sua saúde… Bom; precisamos entender algo fundamental aqui. Se estes sofrimentos que você está passando são por causa de Cristo, alegre-se, pois a graça de Cristo te basta, e o poder Dele está sendo aperfeiçoado em ti… (Este termo aperfeiçoado indica que antes não era perfeito). E por que não era? Penso que quando eu tenho forças para lutar, não preciso de Deus, mas quando minhas forças se esgotam, fico totalmente nas mãos de Deus; e o poder de Deus é aperfeiçoado…

Achei muito forte, com certeza vai te ajudar!

DEUS ABENÇOE!
Jackeline Menezes